segunda-feira, 25 de outubro de 2010

REVISTA METRÓPOLE - BANCO CENTRAL


A matéria da Revista Metrópole sobre as regras do sistema financeiro conduziu a ilustração à inevitável referência gráfica ao futebol.

REVISTA METRÓPOLE - RODIN TUPINIQUIM


Às vezes, por questões editoriais, um artigo cai e uma boa ilustração acaba caindo também. Salvando-o da gaveta, vejo que o desenho fala por si e para além mesmo do texto que o motivou.

REVISTA METRÓPOLE - RODA...


O que gosto nessa ilustração é a brincadeira geométrica e a simplicidade do traço que deram um resultado plástico limpo. Um bom resultado num tempo exíguo. Desenho publicado na Revista Metrópole, o tema da matéria: as rodas de fumo em Salvador.

REVISTA METRÓPOLE - MARÉ VERMELHA


Ilustração para matéria sobre a maré vermelha, fenômeno que ocasionalmente castiga o litoral baiano. Publicado na Revista Metrópole (BA).

REVISTA METRÓPOLE - AQUECIMENTO


Raramente ilustro com poucas cores ou com o lápis à mostra... Nessa ilustração abusei de ambos. A charge é ilustrativa de reportagem sobre o aquecimento global, e foi publicada na Revista Metrópole (BA).

REVISTA SELEÇÕES - CARICATURA (3)


Caricatura de Machado de Assis para a seção Enriqueça Seu Vocabulário, da Revista Seleções. O tema da edição era a obra teatral machadiana.

REVISTA SELEÇÕES - CARICATURA (2)


Caricatura de Monteiro Lobato, publicada na seção Enriqueça Seu Vocabulário, da Revista Seleções.

REVISTA SELEÇÕES - CARICATURA (1)


Caricatura de Martins Pena para a seção Enriqueça Seu Vocabulário, da Revista Seleções, uma publicação da Reader's Digest Brasil. Quem sempre me presenteia com a possibilidade de também brincar com as palavras é Tanara Vieira.

DIDÁTICO - ESCALA EDUCACIONAL (2)


Fiz ilustrações para outras matérias dessa coleção, mas para ilustrar os textos de português, confesso, há uma maior "licença poética" no conduzir do desenho. A ilustração acima, irmã da anterior, também publicada em livro didático de Português da Escala Educacional.

DIDÁTICO - ESCALA EDUCACIONAL


Ilustração para livro didático de Português da editora Escala Educacional., sob a fina regência de Thais Ometto, para quem ilustrei outras matérias também. Ciências. Geografia. História.

DIDÁTICO - SCIPIONE


Esse foi um trabalho curioso. Voltei ao que fazia com Zelda nas publicações da Contigo Criança: a integração da ilustração com a fotografia, o que exige um debruçar maior sobre a mesa refletora. A batura e orquestração geral do projeto estava com Erdna Nahum (EPN), sob encomenda da Editora Scipione para livro didático de Inglês.

REVISTA VENCER


Ilustração de abertura de matéria sobre ergonomia no ambiente de trabalho, publicada na Revista Vencer, à época com designer de Roberta Regato.